Como Lidar com Pesadelos e Terror Noturno: Como Ajudar seu Filho a Dormir em Paz

a year ago
Como Lidar com Pesadelos e Terror Noturno: Como Ajudar seu Filho a Dormir em Paz

Como pai ou mãe, testemunhar seu filho ter pesadelos ou terror noturno pode ser angustiante. Ambos podem interromper o sono de seu filho e levar à ansiedade na hora de dormir. Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre pesadelos e terror noturno, suas possíveis causas e como você pode apoiar seu filho por meio desses distúrbios comuns do sono, ajudando-os a ter uma noite de sono mais pacífica.

Entendendo Pesadelos

Pesadelos são sonhos vívidos e assustadores que geralmente ocorrem durante a fase do sono REM (movimento rápido dos olhos). As crianças geralmente lembram o conteúdo de seus pesadelos e podem acordar se sentindo assustadas ou chateadas. Pesadelos são comuns em crianças, com sua frequência geralmente diminuindo à medida que elas crescem.

Entendendo o Terror Noturno

O terror noturno, por outro lado, são episódios de medo intenso e agitação que ocorrem durante a fase do sono não-REM. As crianças que experimentam terror noturno podem gritar, se debater e parecer extremamente assustadas, mas geralmente não têm lembrança do evento ao acordar. O terror noturno é menos comum do que pesadelos, mas pode ser mais angustiante tanto para as crianças quanto para os pais.

Causas de Pesadelos e Terror Noturno

Vários fatores podem contribuir para pesadelos e terror noturno em crianças, incluindo:

  • Estresse ou ansiedade
  • Sobreestimulação antes de dormir
  • Falta de sono ou horários irregulares de sono
  • Certos medicamentos ou condições médicas
  • Histórico familiar de distúrbios do sono

Como Apoiar seu Filho

Se seu filho tiver pesadelos ou terror noturno, considere as seguintes estratégias para ajudá-los a dormir com mais tranquilidade:

  1. Estabeleça uma rotina consistente na hora de dormir: uma rotina calma na hora de dormir pode ajudar a sinalizar para seu filho que é hora de relaxar e se preparar para dormir. Inclua atividades como ler uma história antes de dormir, tomar um banho quente ou praticar exercícios de relaxamento.

  2. Crie um ambiente favorável ao sono: Seu filho deve ter um quarto confortável e pacífico que promova o relaxamento. Mantenha o quarto fresco, escuro e silencioso e remova quaisquer itens que possam contribuir para o medo ou ansiedade.

  3. Aborde o estresse ou ansiedade subjacentes: Se os distúrbios do sono do seu filho forem causados por estresse ou ansiedade, trabalhe juntos para abordar as causas subjacentes. Incentive a comunicação aberta sobre seus medos e preocupações e considere buscar ajuda profissional, se necessário.

  4. Ofereça conforto e tranquilidade: Se seu filho acordar de um pesadelo, forneça conforto e tranquilidade, validando seus sentimentos e ajudando-os a se sentir seguros. Para o terror noturno, evite acordar seu filho, pois isso pode prolongar o episódio. Em vez disso, guie-os calmamente e gentilmente de volta ao sono, garantindo sua segurança durante o evento.

  5. Limite a exposição a conteúdo assustador ou sobreestimulante: Esteja atento à mídia que seu filho consome, especialmente antes de dormir. Escolha conteúdo calmante e apropriado para a idade e evite a exposição a material assustador ou sobreestimulante.

  6. Mantenha um horário regular de sono: Garanta que seu filho esteja dormindo o suficiente e seguindo um horário regular de sono. Isso pode ajudar a reduzir a ocorrência de pesadelos e terror noturno.

Ao implementar essas estratégias e fornecer suporte e compreensão, você pode ajudar seu filho a superar e navegar por distúrbios do sono como pesadelos e terror noturno. Com o tempo, paciência e conforto, seu filho pode alcançar uma noite de sono mais tranquila e repousante.

Seja o
astro
de sua
própria história

Vertical Line
Download on the App StoreGet it on Google Play